Bibliografia que embasa alguns temas com os quais trabalhamos

Produzimos atividades matemáticas voltadas para o trabalho em grupo e que estimulam a interação, investigação e criatividade dos estudantes. Acesse nossos materiais aqui.

Grandezas e medidas

Ângulos – noção, usos e medida (EF06MA25, EF06MA26, EF06MA27)

Reconhecendo ângulos

Relógio

Ângulos no cinema

Geometria

Polígonos – classificações (EF06MA18, EF06MA19, EF06MA20)

Formas diversas

Que quadrilátero
eu sou?

Agrupando os triângulos

Que característica
é essa?

 Os ícones desta seção foram retirados de icons8.com.br

 

Grandezas e Medidas

Equivalência de área de figuras planas (EF07MA32)

Quadriláteros especiais

Que figura é essa?

Áreas interessantes

Grama no jardim

Geometria

Simetrias de translação, rotação e reflexão (EF07MA21)

Fontes

•   Ideias para o professor
•  Cartões

 Triângulos e polígonos (EF07MA24, EF07MA27)

Construindo triângulos

  Ideias para o professor
  Cartões

Somando ângulos

  Ideias para o professor
  Cartões

Os ícones desta seção foram retirados de icons8.com.br

Grandezas e medidas

Área do círculo (EF08MA19)

Investigando a área do círculo

Vitral colorido

Quadro com curvas

GEOMETRIA

Construções geométricas – ângulos, mediatriz e bissetriz (EF08MA15, EF08MA17)

Construções geométricas

•  Ideias para o professor
  Cartões

Parque de diversões

•  Ideias para o professor
  Cartões

Os ícones desta seção foram retirados de icons8.com.br

Grandezas e medidas

Volume de blocos retangulares, prismas e cilindros (EF09MA19)

Qual caixa é maior?

Caixas de fósforo

Vasos de flores

Pista de skate

Geometria

Teorema de Pitágoras (EF09MA13, EF09MA14)

Investigando quadrados

O que há de errado?

Aranha na caixa

Diagonal do cubo

 Os ícones desta seção foram retirados de icons8.com.br

Bibliografia que embasa alguns temas com os quais trabalhamos

Trabalho em Grupo

Quanto maior a interação, maior a aprendizagem. Estudantes interagindo e cooperando em atividades abertas, criativas e complexas, baseadas nas habilidades centrais de cada disciplina.

Planejamento reverso

O planejamento de aulas a partir de objetivos de aprendizagem específicos e que tenham como ponto de partida conceitos-chave, passando pela avaliação e pelo desenvolvimento de atividades coerentes com estes objetivos.

Gestão de Sala de Aula

Sala de aula é o local que dá condições para que as interações apoiem o desenvolvimento da aprendizagem. O professor tem o poder de influenciar esta comunidade de aprendizagem por meio de ações sobre o espaço físico, as normas e rotinas e as relações interpessoais.

Mentoria

Observação de aulas e devolutivas baseadas em evidências da prática do professor e na conversa positiva, profissional e objetiva. Uma profissão tão complexa quanto a docência exige um olhar compartilhado em direção à melhoria contínua da prática

Estratégias de cálculo mental

Liberdade de expressar, com clareza, criatividade e profundidade, as ideias matemáticas fundamentais. Conversas numéricas são poderosas nas salas de aula de toda a Educação básica.

Matemática por meio da resolução de problemas

A matemática como disciplina da criatividade, da beleza e dos padrões. As atividades baseadas em resolução de problemas instigam a curiosidade e aprofundam o aprendizado conceitual.