O que é o PED Brasil?

O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação lato sensu em ensino de matemática ou ciências naturais para a Educação Básica.

Desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa, sob coordenação de Rachel Lotan, ex-diretora do Stanford Teacher Education Program (STEP), inspirado nos princípios do STEP da Escola de Educação da Universidade de Stanford.

Como funciona

① Um time de coordenadores, docentes e mentores de cada universidade parceira recebe uma formação de dois anos pela equipe do PED Brasil. Essa formação consiste em:

→ Três semanas presenciais de interação entre as equipes das universidades e a equipe do PED, nas quais os módulos são introduzidos e a pedagogia do PED é modelada em um ambiente de sala de aula.

→ Grupos de Trabalho (GTs) on-line de cada um dos 10 módulos do programa, nos quais cada aula é estudada, discutida e planejada em conjunto pelos docentes das universidades e a equipe do PED Brasil.

As universidades parceiras do programa oferecem o curso de especialização em ensino de matemática ou ciências, com carga horária de 360 horas presenciais e duração de 18 a 24 meses para professores de matemática ou ciências da Educação Básica.

Currículo

O currículo do PED Brasil, inspirado nos princípios do STEP e adaptado ao contexto brasileiro, tem raízes em anos de estudos sobre características de formação de professores de alta qualidade e práticas pedagógicas eficazes.

É desenvolvido em parceria entre a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa, e consiste em dez módulos que incluem aulas, tarefas, leituras e atividades em sala de aula que enfatizam a conexão entre a teoria e a prática.

Universidades Parceiras

O PED Brasil está atualmente sendo oferecido por 12 universidades parceiras em diferentes regiões do Brasil:

Docentes universitários da rede PED 2.0

 

Equipe PED Brasil

    Direção

Profa. Rachel Lotan Diretora pedagógica do PED Brasil
Prof. Martin Carnoy Diretor do Lemann Center em Stanford

    Currículo e formação de professores

Andréa Schmitz Instituto Canoa
Barbara Born  Doutoranda na Escola de Educação da Universidade de Stanford
Catherine Anne Lemmi Pesquisadora na Escola de Educação da Universidade de Stanford
César Simões  Instituto Canoa
Fernando Carnaúba Instituto Canoa
Francielle dos Santos Instituto Canoa
Guilherme Desiderio Instituto Canoa
Mila Molina Instituto Canoa
Paulo Blikstein Professor na Universidade de Columbia
Pia Wong Vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Sacramento
Tatiana Hochgreb-Haegele Pesquisadora visitante na Escola de Educação da Universidade de Stanford
 

Entre em contato conosco para saber mais sobre o PED Brasil.